O aprendizado contínuo é uma necessidade, independente da idade ou da área de atuação, a continuidade e conseqüente evolução do conhecimento é importante para que o profissional preste um serviço de qualidade e seja competitivo no mercado.
Desde sempre o conhecimento é uma necessidade, todavia com a disseminação dos meios tecnológicos em absolutamente todas as áreas de atuação, concluir o ensino fundamenteal e médio ou ainda fazer uma faculdade, já não tem tanta expressão.
Nas últimas décadas do século XX, houve um aumento vertiginoso do conhecimento advindo da ciêncie e da tecnologia. Em consequência disto é preponderante que se saiba valer-se do aprendizado da escola ou na faculdade, mas sabendo que a exigência do mercado é muito maior.
A prática acumulada e a experiência também tem seu valor quando na busca por oportunidades, contudo o diferencial que o mercado procura esta na atualização e na busca de aperfeiçoamento constante.
A evolução do conhecimento e da necessidade deste para sobrevivência profissional é facilmente inteligível quando nos deparamos com alguns dados.
A um século atras, oito em cada dez brasileiros era analfabeto, fazendo com que o fato de saber ler e escrever, ser suficiente para uma interessante colocação profissional.
Já em meados da década de 40, o ensino primário começou a ser exigência nas empresas.
Passada cerca uma década e meia, o chamado “ginásio completo” passou a ser exigido.
Hoje nossos filhos se familiarizam com o computador, em casa e o que é incrivel, sozinhas. Me assusto com a velocidade do tempo, ao constatar que um dos certificados mais bonitos que tenho, foi adquirido num curso de datilgrafia que durou seis meses, e que diga-se de passagem, também era exigido pelas empresas até menos de três décadas atrás.
Quanto ao nível superior, os dados são tão ou mais admiráveis, por exemplo na década de 60 só um em cada cinco mil brasileiros tinha um curso de nível superior . Já na década de 70, mesmo com a proliferação das faculdades, ter um certificado era para uma minoria, sendo que um diploma, seja de qual faculdade fosse, fazia toda diferença para conquistar ou manter determinados empregos.
A partir dos anos 80 a faculdade começou a deixar de ser privilégio para poucos, e em passos lentos passou a atender a uma parcela cada vez maior da população. Neste período o diferencial no mercado era o curso de inglês.
Os anos 90 foram marcados pela busca do conhecimento em informática e por derradeiro na última década, os cursos de pós graduação, tem sido importantes enquanto resposta para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
O que se constata é que o mercado valoriza o esforço tanto daquele que pode despender quantias autissimas para fazer um MBA, quanto aquele que através de cursos de curta duração, mostra disposição e interesse de aprender.
Dentro do seguimento jurídico em especial, as mudanças são extremamente céleres, sendo que leis são criadas, modificadas e derrogadas diariamente, havendo portanto a necessidade de que o profissional do direito esteja em constante processo de aprendizado e atualização.
Pensando em criar um ambiente favorável que estimule a troca de conhecimento entre profissionais do direito, em especial, advogados, bacharéis e estudantes, é que foi criado o Mesach Cursos Jurídicos.
É sabido que conhecimento gera conhecimento e que só pessoas de pensamento medíocre e saber limitado é que não compartilham conhecimento.
As pessoas que buscam uma constante evolução pessoal e profissional gostam de compartilhar seus conhecimentos, pois também aprendem com esta troca.
Fato é que conhecimento adquirido é conhecimento ultrapassado, já não tem tanto valor o que se aprendeu ontem, a bem da verdade o real valor esta no que se aprenderá, pois o compromisso com a busca de informação e a capacidade de aprender é que realmente identificam o valor de um bom profissional.
A proposta do Mesach Cursos Jurídicos é trazer para o extremo da zona leste, profissionais do mais alto gabarito em suas áreas de especialização e atuação, para compartilhar conhecimentos com os profissionais do direito de nossa região.
O primeiro evento foi coroado de sucesso. O curso de Execução Trabalhista ministrado pelo Advogado e Professor Universitário Gerson Shiguemori, foi ao encontro da proposta do Mesach Cursos Jurídicos, pois havia uma interessante diversidade na sala de aula que foi composta por estudantes, bacharéis e advogados.
No que tange as expectativas dos alunos, por certo foram superadas em excelência, dado ao vasto conhecimento que detém o Dr. Gerson Shiguemori na esfera trabalhista bem como a primorosa didática deste que é um grande exemplo de quem ama compartilhar conhecimento.
Lembre-se, não importa sua área de atuação, O aprendizado contínuo para quem é profissional é mais que uma opção, é um DEVER!